segunda-feira, 22 de julho de 2013

Maneiras como o açúcar pode arruinar sua saúde


Essa relação de prejuízos que o açúcar causa à saúde encontra-se disponível no site da Dra. Nancy Appleton, autora do livro Lick the sugar habit. Originalmente eram 78 Ways, depois foram aumentados pela autora para 124. Atualmente a lista está com 146 itens.

Esses caminhos ou maneiras de o açúcar arruinar sua saúde na verdade são infinitos, basta pesquisar. Por exemplo, fiquei sabendo pela televisão que a DPOC anda matando muita gente. DPOC significa doença pulmonar obstrutiva crônica, doença da qual nunca ouvira falar. Pois bem, liguei o computador e no Google tasquei DPOC + açúcar.
Não deu outra: o primeiro site que aparece traz um artigo da médica Jussara Guerra Rodrigues dizendo, entre outras coisas, que a doença tem a ver com baixo consumo de verduras e alto consumo de açúcar e gordura. Acantose nigricans é o nome de uma doença que se manifesta em forma de manchas escuras que aparecem nas dobras do corpo (pescoço, virilhas, axilas). Trata-se de uma dermatose comum em obesos e diabéticos. Não tenho dúvidas de que esta é mais uma condição causada pelo consumo da dieta açucarada; tem a ver com a glicação do colágeno e com o metabolismo celular prejudicado pelo açúcar.

O açúcar causa distúrbios em vários sistemas do corpo humano: o glandular, o imunológico, o nervoso, o circulatório e especialmente o metabólico; dessa forma abrecaminho para o desenvolvimento de qualquer doença e especialmente de novas doenças.

Todas as funções das células em particular e do organismo em geral estão na estritadependência do metabolismo; o metabolismo representa, pois, a própria razão da existênciados seres vivos, é o fundamento essencial das funções gerais e específicas da matéria viva .Abolir o açúcar da dieta é portanto uma questão de vida ou morte para a humanidade. A lista da doutora Appleton é apenas o começo, ainda temos uma América aser descoberta. A outra alternativa, insisto, é varrer o açúcar da mesa e mandar o Novo Mundo das doenças crônicas fazer companhia à Atlântida.

146 Reasons Why Sugar Is Ruining Your Health

By Nancy Appleton, Ph.D. - Author of LICK THE SUGAR HABIT - www.nancyappleton.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário