segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Açúcar pode causar câncer


A dose faz o veneno

Os açúcares são necessários para nos dar energia e, em quantidadesmoderadas, contribuem para nosso bem-estar. Altos níveis de açúcar, contudo, podem fazer bem mais do que danificarnossas células, levando a condições mais graves, como o diabetes.

Pesquisadores espanhóis acabam de demonstrar que elevados níveis deaçúcar no sangue também aumentam o risco de câncer.

Do açúcar ao câncer

Que a obesidade é uma das principais causas do diabetes é algo que temsido demonstrado em vários estudos.Níveis elevados de açúcar no sangue são características tanto daobesidade quanto do diabetes.

Por outro lado, pessoas com diabetes têm até duas vezes mais chance dedesenvolver cânceres de cólon ou de pâncreas do que a população em geral. O que ainda necessitava de esclarecimento é a conexão entre obesidade ediabetes, de um lado, e o câncer do outro.

Beta-catenina

Um mecanismo-chave nessa conexão acaba de ser descoberto pela equipe a Dra Custodia Garcia-Jimenez, da Universidade Rei Juan Carlos.

Os elevados níveis de açúcar no sangue aumentam a atividade de um geneconhecido por acelerar a progressão do câncer.

O estudo mostrou que a capacidade das células do intestino para secretar um hormônio chamado GIP – que otimiza a liberação de insulina pelopâncreas – é controlada por uma proteína chamada β-catenina.

Por sua vez, a atividade da β-catenina é estritamente dependente dosníveis de açúcar no organismo.

O excesso de açúcar pode levar a uma superatividade dessa proteína, quejá se sabe estar envolvida no desenvolvimento de vários tipos de câncer,ao tornar as células “imortais”, evitando a apoptose, ou morte celular programada – esta é uma etapa-chave nos primeiros estágios do câncer.

Prevenção

“Ficamos surpresos ao verificar que alterações em nosso metabolismo,causadas pelo açúcar que ingerimos, impactam nosso risco de ter câncer,”disse a Dra Custodia.

“Nós agora estamos investigando que outros componentes da dieta podem influenciar o nosso risco de câncer. Mudanças de dieta são uma das estratégias de prevenção mais fáceis, que podem potencialmente evitarmuito sofrimento,” concluiu ela.

Açúcar também pode causar dependência

Grupo de cientistas alemães tenta descobrir como o açúcar leva à dependência. Alterações são as mesmas observadas em pessoas viciadas em drogas.

A grande maioria das pessoas não consegue resistir ao chocolate – mesmo quando a vontade é dizer “não”. A suspeita de que o açúcar cause dependência levou pesquisadores do Instituto Central para Saúde Psicológica de Mannheim a mergulharem no tema.

Da mesma maneira que a pessoas se viciam em álcool, tabaco ou outras drogas, os estudiosos tentam compreender quando e por que o açúcar pode causar dependência.

O efeito da comida

Para desvendar a questão, o pesquisador Falk Kiefer submete pacientes acima do peso a uma sessão de ressonância magnética e observa suas reações diante da exibição de imagens de doces, bolos e sorvetes.
Com o experimento, Kiefer descobriu que as imagens ativam o chamado mecanismo de compensação do cérebro em pessoas que apresentam problemas alimentares.

Em todos os casos, foi observada a liberação de dopamina, um neurotransmissor que estimula o sistema nervoso central. Também conhecida como “hormônio da felicidade”, a substância proporciona expectativas positivas e a sensação de bem-estar.

Açúcar e drogas

Esta reação é comparável aos efeitos provocados por drogas ou álcool. 

Quando administrado em doses cada vez mais altas em ratos, por exemplo,o álcool provoca a liberação da dopamina. Quando o animal deixa dereceber a substância, ele demonstra sintomas humanos de abstinência,
como tremores, inquietação e ansiedade.

Sintomas semelhantes são observados quando os ratos recebem água com açúcar. Os pesquisadores encontraram no cérebro dos ratos “viciados em açúcar” as mesmas alterações observadas em pessoas viciadas em drogas.

“Os processos que são liberados no mecanismo de compensação pelo açúcar são, de fato, comparáveis com o álcool e a nicotina”, assegura o pesquisador Rainer Spanagel.

Vício e o cérebro

Além do mecanismo de compensação, o consumo de drogas envolve ainda o circuito cerebral do estresse, liberando neurotransmissores produzidos pelo próprio corpo, como a endorfina e opióides.

Esses neurotransmissores são responsáveis pela sensação de felicidade e causam o vício. Grande quantidade de açúcar transforma os dois sistemas nos ratos, explica Spanagel. O pesquisador acredita que as conclusões possam também ser válidas para pessoas, já que testes com animais na área de dependência química são geralmente aplicáveis a seres humanos.

http://milenar.org/2013/02/07/acucar-tambem-pode-causar-dependencia-alerta-estudo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário