segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

O que consumir? Açúcar ou Adoçante?

Mas que doenças o excesso de açúcar pode causar no nosso organismo?






Câncer 


Quando consumido, o açúcar tem rápida absorção e, conseqüentemente, a glicose fica maior na circulação. Para equilibrar, o pâncreas libera insulina, que fica nos tecidos, inclusive no mamário.



Quem já tem câncer de mama iniciado e consome muito açúcar corre o risco de acelerar o desenvolvimento da doença porque a insulina vai estimular o crescimento e aumento das células tumorais mamárias. 




Enxaqueca




O consumo de açúcar pode agravar a crise de enxaqueca, sim. Como o controle da glicemia depende também do sistema límbico e o hipotálamo das pessoas que têm enxaqueca funciona mal, as oscilações bruscas da taxa de açúcar no sangue são fatores importantes para piorar a crise.



O quadro de enxaqueca piora porque quando consumimos açúcar, muita insulina é liberada, o que acaba desequilibrando os outros hormônios que afetam o sistema límbico. 

diabetes-tipo-1-e-tipo-2



Diabetes e hipoglicemia



Quem tem vulnerabilidade genética e consome açúcar em excesso, tem probabilidade grande de adquirir essas doenças.







Como foi mencionado, quando consumimos açúcar, a glicose, que é uma fonte de energia, fica aumentada no organismo e é armazenada em forma de gordura.



O pâncreas, por sua vez, libera insulina, hormônio que favorece o acúmulo de gordura abdominal.




Diabete gestacional


A mulher grávida naturalmente libera mais glicose para o crescimento do bebê. Se a gestante comer açúcar em excesso, sobrecarrega o pâncreas, que não dá conta de remover tanta glicose (tanto aquela proveniente do processo natural da gravidez quanto a vinda do consumo exagerado de açúcar) e o organismo acaba ficando resistente a insulina, provocando a diabete gestacional. 







Estrias, celulites e rugas



O colágeno é uma proteína que dá elasticidade e viscosidade à pele. Quando consumimos muito alimentos doces, acontecem ligações cruzadas de colágeno com açúcar.



Essas ligações confusas acabam desestruturando o colágeno. Aí, a pele perde a elasticidade, fica descolorida, inflexível, com rugas, estrias e celulite. Quem come muito açúcar envelhece mais rápido. 






Onde o açúcar esta presente?



O açúcar não é somente aquele pó branco que você vê, ele também esta em refrescos, balas, bolos, doces, enfim, são indispensáveis nas prateleiras dos supermercados, pois é encontrado em diferentes tipos, como o açúcar mascavo, o de confeiteiro, o de cristal, o light e o orgânico.






Mas qual o açúcar mais prejudicial a saúde? Já que existe tantos tipos!



O mais prejudicial a saúde é o açúcar refinado, pois o mesmo não conta com vitaminas, proteínas, fibras e minerais, sendo rico em calorias.

Desta forma, além de aumentar a quantidade de calorias a sua alimentação, quando consumido em excesso poderá provocar desequilíbrio na saúde, facilitando as chances de se desenvolverem diversas doenças, como citamos anteriormente. 



O que é aconselhável?



O mais aconselhável é diminuir a ingestão de açúcar ao máximo, mas isso não significa cortar os doces do seu cardápio.



O segredo é controlar as colherinhas para adoçar o café e usá-lo sempre com moderação.




Qual a quantidade diária que posso consumir?



O consumo diário para manter uma dieta balanceada não deve ultrapassar cinco colheres de sopa.



A criança deve consumir, no máximo, uma porção de açúcar ou doce por dia, o que corresponde a uma colher de sopa de açúcar refinado, achocolatado ou doce caseiro.



O adulto que consome 2500 calorias por dia não deve ultrapassar 250 cal/dia de açúcar. Cada grama do carboidrato contém quatro calorias; logo, o consumo de açúcar deveria ser no máximo de 62,5g que corresponde, em medidas caseiras, a cerca de ½ xícara de chá de açúcar refinado.







Ninguém pode ficar sem consumir algo doce, pois faz bem ao funcionamento do organismo, mas sem exagero pra evitar as doenças citadas acima, quanto ao uso de adoçante, existem inúmeras opções: frutose, aspartame, sucralose, entre outros.



E até mesmo aquelas opções de adoçantes que são utilizadas para preparações culinárias, que podem ser submetidas a altas temperaturas. Todos esses são produtos industrializados.



Tem o stévia que é um tipo de adoçante natural. Porém, nem todos gostam do sabor dos adoçantes, não se acostumam.



Alguns estudos indicam que o consumo excessivo e abusivo de adoçantes podem causar problemas de sáude, porém, não há nada comprovado cientificamente por enquanto, são apenas pesquisas.



Diabéticos devem evitar o consumo de açúcar refinado, mascavo e light e dar preferência aos adoçantes, mas é sempre importante estar atento às recomendações de médicos e nutricionistas.




O refinado perde nutrientes. A opção mais indicada é o açúcar mascavo, já que não passa pelo processo de refinamento, mantendo suas propriedades nutricionais.


Pra finalizar devemos lembrar que o açúcar mata mais de 3 milhões de pessoas por ano, tudo por causa de consumo excessivo de açúcar, se você é amante de coisas doces é hora de começar a maneirar ou caso contrario além de cáries e outras doenças pode acabar entrando na lista desses 3 milhões. Pense nisso!!

Açúcar pode causar câncer


A dose faz o veneno

Os açúcares são necessários para nos dar energia e, em quantidadesmoderadas, contribuem para nosso bem-estar. Altos níveis de açúcar, contudo, podem fazer bem mais do que danificarnossas células, levando a condições mais graves, como o diabetes.

Pesquisadores espanhóis acabam de demonstrar que elevados níveis deaçúcar no sangue também aumentam o risco de câncer.

Do açúcar ao câncer

Que a obesidade é uma das principais causas do diabetes é algo que temsido demonstrado em vários estudos.Níveis elevados de açúcar no sangue são características tanto daobesidade quanto do diabetes.

Por outro lado, pessoas com diabetes têm até duas vezes mais chance dedesenvolver cânceres de cólon ou de pâncreas do que a população em geral. O que ainda necessitava de esclarecimento é a conexão entre obesidade ediabetes, de um lado, e o câncer do outro.

Beta-catenina

Um mecanismo-chave nessa conexão acaba de ser descoberto pela equipe a Dra Custodia Garcia-Jimenez, da Universidade Rei Juan Carlos.

Os elevados níveis de açúcar no sangue aumentam a atividade de um geneconhecido por acelerar a progressão do câncer.

O estudo mostrou que a capacidade das células do intestino para secretar um hormônio chamado GIP – que otimiza a liberação de insulina pelopâncreas – é controlada por uma proteína chamada β-catenina.

Por sua vez, a atividade da β-catenina é estritamente dependente dosníveis de açúcar no organismo.

O excesso de açúcar pode levar a uma superatividade dessa proteína, quejá se sabe estar envolvida no desenvolvimento de vários tipos de câncer,ao tornar as células “imortais”, evitando a apoptose, ou morte celular programada – esta é uma etapa-chave nos primeiros estágios do câncer.

Prevenção

“Ficamos surpresos ao verificar que alterações em nosso metabolismo,causadas pelo açúcar que ingerimos, impactam nosso risco de ter câncer,”disse a Dra Custodia.

“Nós agora estamos investigando que outros componentes da dieta podem influenciar o nosso risco de câncer. Mudanças de dieta são uma das estratégias de prevenção mais fáceis, que podem potencialmente evitarmuito sofrimento,” concluiu ela.

Açúcar também pode causar dependência

Grupo de cientistas alemães tenta descobrir como o açúcar leva à dependência. Alterações são as mesmas observadas em pessoas viciadas em drogas.

A grande maioria das pessoas não consegue resistir ao chocolate – mesmo quando a vontade é dizer “não”. A suspeita de que o açúcar cause dependência levou pesquisadores do Instituto Central para Saúde Psicológica de Mannheim a mergulharem no tema.

Da mesma maneira que a pessoas se viciam em álcool, tabaco ou outras drogas, os estudiosos tentam compreender quando e por que o açúcar pode causar dependência.

O efeito da comida

Para desvendar a questão, o pesquisador Falk Kiefer submete pacientes acima do peso a uma sessão de ressonância magnética e observa suas reações diante da exibição de imagens de doces, bolos e sorvetes.
Com o experimento, Kiefer descobriu que as imagens ativam o chamado mecanismo de compensação do cérebro em pessoas que apresentam problemas alimentares.

Em todos os casos, foi observada a liberação de dopamina, um neurotransmissor que estimula o sistema nervoso central. Também conhecida como “hormônio da felicidade”, a substância proporciona expectativas positivas e a sensação de bem-estar.

Açúcar e drogas

Esta reação é comparável aos efeitos provocados por drogas ou álcool. 

Quando administrado em doses cada vez mais altas em ratos, por exemplo,o álcool provoca a liberação da dopamina. Quando o animal deixa dereceber a substância, ele demonstra sintomas humanos de abstinência,
como tremores, inquietação e ansiedade.

Sintomas semelhantes são observados quando os ratos recebem água com açúcar. Os pesquisadores encontraram no cérebro dos ratos “viciados em açúcar” as mesmas alterações observadas em pessoas viciadas em drogas.

“Os processos que são liberados no mecanismo de compensação pelo açúcar são, de fato, comparáveis com o álcool e a nicotina”, assegura o pesquisador Rainer Spanagel.

Vício e o cérebro

Além do mecanismo de compensação, o consumo de drogas envolve ainda o circuito cerebral do estresse, liberando neurotransmissores produzidos pelo próprio corpo, como a endorfina e opióides.

Esses neurotransmissores são responsáveis pela sensação de felicidade e causam o vício. Grande quantidade de açúcar transforma os dois sistemas nos ratos, explica Spanagel. O pesquisador acredita que as conclusões possam também ser válidas para pessoas, já que testes com animais na área de dependência química são geralmente aplicáveis a seres humanos.

http://milenar.org/2013/02/07/acucar-tambem-pode-causar-dependencia-alerta-estudo/